Para muitos, os desperdícios na produção animal são aqueles perceptíveis aos olhos, que são possíveis de quantificar e qualificar, mas não é bem assim. Os desperdícios também estão presentes nas tarefas simples, mas que impactam diretamente na execução de outra atividade e que acabam gerando retrabalho ou horas a mais em uma determinada tarefa.
Os prejuízos acarretados pela falta de gestão ou mesmo por uma gestão deficitária podem trazer muitos problemas para o gestor. Aplicando conceitos e metodologias é possível diminuir desperdícios e aumentar a qualidade final.
Separamos os 7 principais desperdícios que impactam as diversas cadeias de produção animal e como solucioná-los de forma eficaz.
Retrabalho
Imagine a seguinte situação: o funcionário fez uma lavação, mas o supervisor não aprovou o trabalho e solicitou uma nova lavação. Além de ter que refazer o trabalho que já deveria ter sido concluído, outra atividade que deveria estar sendo executada está parada por esse motivo. Neste caso, além do desperdício da mão de obra, teremos também o de insumos e materiais.
Para evitar isso, você pode passar as instruções para o funcionário que irá realizar a atividade e acompanhar, pelo menos, o início da atividade. Assim, é possível evitar o problema no final.
Espera
Foi determinado que em certo dia do mês os funcionários iriam aplicar medicamento nos animais e realizar a limpeza de um setor específico. Mas, por uma falta de planejamento, os materiais adequados não estão disponíveis e a atividade terá que esperar.
Por isso é imprescindível que o planejamento passe por todas as pontas da atividade, desde os materiais até a execução, para que o trabalho seja feito conforme o planejamento e a necessidade.
Movimentação
Este é um grande desperdício de tempo e o principal desperdício de mão de obra dentro da granja, pois se refere a funcionários se movimentando entre os setores de maneira excessiva e, muitas vezes, não otimizando os deslocamentos realizados.
Uma das maneiras de evitar esse desperdício é criar um fluxo de processos que siga uma ordem e que seja organizado no ambiente de trabalho, minimizando os deslocamentos. Outra forma é realizando a implantação de um check-in antes de iniciar as atividades, momento em que o funcionário confere se está tudo certo para se dedicar sem precisar se deslocar durante a atividade.
Estoques
Pecar pelo excesso também pode ser um problema para o bolso do produtor. Ao ter uma grande quantidade de medicamentos, materiais e/ou insumos em estoque, o gestor pode perder por não movimentar esse estoque e por possíveis deteriorações e vencimentos.
Para que isso não ocorra, sincronize a produção e a compra de matéria-prima com as necessidades do seu negócio e crie um sistema de produção alinhado com o volume das atividades.
Transporte
Movimentações desnecessárias de equipamentos ou animais também podem gerar desperdícios. Veja as reais necessidades destas movimentações antes de iniciar.
Excesso de processamento
As repetições também são prejudiciais para o seu negócio. Quanto mais etapas e processos desnecessários, mais saturada ficará sua produção. Para corrigir é necessário estudar tanto os processos quanto o trabalho realizado para trazer mais eficiência e qualidade.
Desconexão
Não conseguir estar focado nas necessidades do seu negócio também é prejudicial. Realizar semanalmente avaliações e análises sobre as diferentes partes da granja pode ajudar o gestor a ter mais ciência do que está acontecendo e o que realmente é importante.
+ Desperdício intelectual! Mas o que é isso?
Desperdiçar o talento de um profissional colocando-o em uma atividade que não lhe compete. Isso se deve ao fato de, muitas vezes, não ouvir os funcionários, não envolvê-los em tarefas que realmente gostam e que estão aptos a executar.
Nesse caso, recomenda-se buscar valorizar os conhecimentos de cada funcionário e avaliar em conjunto as oportunidades de melhoria e de capacitação desse profissional.
Por mais simples que estes pontos pareçam, devemos, sim, ressaltar que são eles que causam prejuízos aos lucros dentro das empresas. Então não perca tempo, olhe para o seu negócio e comece a identificar os pontos de desperdício e a melhor forma de retirar esses impedimentos para que você, seu negócio e seus funcionários cresçam cada dia mais.
Quer dar o primeiro passo para evitar os desperdícios na sua granja e não sabe por onde começar? Fale com a nossa equipe que estamos prontos para ajudar a você a melhorar a sua gestão. Conheça a Agriness Accelerator.
Fontes:
Júnior Salvador – Técnico Agrícola, graduado em Processos Gerenciais, especialista em Gestão Empresarial e Desenvolvimento de equipes.
Desperdícios que o lean pode ajudar a eliminar em sua granja – Suinocultura Industrial.
8 desperdícios do Lean Manufacturing que você deve evitar – CAE Treinamentos