Texto atualizado em setembro de 2024
Fazer um bom planejamento de produção é um dos fatores mais importantes para manter a granja no ciclo de melhoria contínua. Se temos o objetivo de produção que envolve aumentar o número de coberturas, ter mais efetividade na taxa de parição ou no número de nascidos, o planejamento precisa começar no início do segundo semestre do ano, visto que neste período estaremos cobrindo as matrizes que irão desmamar as primeiras leitegadas no início do próximo ano.
Realizar a organização no momento correto, logo no início do terceiro trimestre do ano, irá impactar diretamente no quanto seremos assertivos no resultado da produção esperada para o próximo ano. Mas pode onde começar o planejamento? Separamos alguns passos que você deve tomar desde o planejamento até a execução para ter resultados ainda melhores.
Garanta que a informação da sua granja é confiável
Antes de iniciar o seu planejamento, lembre-se de conferir a qualidade da informação da granja. Para isso, esteja atento às inconsistências mostradas no seu Agriness S4 e procure corrigi-las antes de iniciar a sua avaliação de resultados. A inconsistência dos dados pode encobrir os verdadeiros resultados e pode levar a análises equivocadas de oportunidades. Por isso, garanta que seus dados estejam em dia e que a informação registrada seja reflexo do que realmente acontece na granja, só assim você estará apto as análises necessárias para fazer um bom planejamento.
Faça uma avaliação do ano
É sempre importante fazer uma retrospectiva do ano que está se encerrando – considerando o período de 12 meses, de outubro do ano anterior a setembro do ano corrente – fazendo uma avaliação do que funcionou e quais os pontos de melhoria. Para apoiá-lo nesta análise, o primeiro passo é avaliar os resultados da granja usando o Relatório S4 Geral, que traz todos os dados do período, para todas as fases da granja, permitindo uma visão mais ampla dos resultados.
O segundo passo deste momento é identificar quais foram os indicadores que mais comprometeram os resultados e, para isso, a Árvore de Diagnóstico do Agriness S4 é uma ótima aliada para trazer mais clareza sobre os indicadores. Nela você irá visualizar os resultados dos principais indicadores que afetam a produtividade, comparando-os com metas da sua granja.
Com todos esses indicadores em mãos você poderá aprofundar as análises e definir quais pontos quer melhorar no próximo ano e como fazer isso.
Defina seus objetivos
É hora do planejamento! Os objetivos podem ser variados: aumentar o DFA, ter lucro maior, aumentar o plantel, melhorar a qualidade das entregas e outras inúmeras possibilidades que precisam de uma boa gestão para que o objetivo seja alcançado. Para uma gestão de qualidade é importante, dentre outros aspectos, traçar pequenas metas que possam ser acompanhadas no dia a dia. Para isso você também pode contar com o Agriness S4, onde é possível definir as suas próprias metas – dentro da sua realidade – e ainda acompanhar as suas entregas pelo Mapa de Produção, que serve de orientação em todas as etapas de produção.
Um planejamento bem feito pode impactar diretamente nos resultados financeiros da granja. Aumentar em um leitão a produtividade de cada matriz pode parecer um número baixo se visto de forma isolada, mas colocando no contexto da produção, pode significar um incremento considerável na receita. Investir em gestão e planejamento, correndo atrás de cada vez mais “um leitão a mais”, pode ajudar você a ter mais segurança no seu negócio.
Você já calculou quanto ganhará se produzir um desmamado a mais por fêmea em um ano? Não? Veja a comparação a seguir:
Comparação de resultados obtidos com um possível aumento de produção.
Envolva sua equipe em todos os pontos do planejamento
Objetivos traçados, metas em mãos, é hora de agir! Para isso é importante lembrar que os números e sistemas não trarão resultados sozinhos, é necessário engajar e envolver as pessoas; são elas que diariamente executam os manejos e atividades necessárias para a produção. Dessa forma, ao fazer o planejamento, é fundamental engajar a equipe que trabalha na granja, compartilhando com todos quais são os objetivos, os desafios e como cada um irá colaborar para que os resultados sejam alcançados. Fazer esse compartilhamento contribui para que as pessoas se sintam parte do processo e responsáveis também pelos resultados que estão sendo alcançados.
A Agriness Academy disponiliza uma série de conteúdos que auxiliam o processo de gestão para que os resultados sejam construídos e alcançados.
Mãos à obra
Com os objetivos claros, metas traçadas e equipe engajada chegou a hora de colocar o planejamento em prática para gerar os resultados desejados. Planejar de forma consistente o resultado que se busca alcançar e os caminhos para chegar a ele é o que fazem as granjas mais produtivas e com melhores resultados financeiros. Porém, será o foco nos resultados e a disciplina das ações no dia a dia da granja que irão garantir os resultados. Por isso, não deixe de fazer reuniões semanais de alinhamento com a equipe para discutir os resultados e as oportunidades que surgem no dia a dia.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer cada etapa do seu planejamento? Nós podemos ajudar você a dar esse passo na sua gestão! Conheça nossos serviços e entre em contato.